INTRODUÇÃO
MENSAGEM DO CONSELHO DELIBERATIVO
O ano de 2023 foi marcado pela retomada da recuperação econômica no pós-pandemia. A inflação finalmente arrefeceu, permitindo a queda da taxa básica de juros (Selic). Esse cenário, aliado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, fez com que o país voltasse a ocupar seu lugar de destaque no cenário global, figurando entre as 10 maiores economias do mundo.
O aumento da taxa de emprego e o crédito mais barato também impulsionaram o desenvolvimento do país. Tudo isso atraiu investidores e reduziu substancialmente o risco dos ativos. Sem dúvida, um contexto mais favorável do que o vivido em anos anteriores — ainda que recheado de desafios — e que refletiu em resultados positivos nos nossos investimentos ao longo do ano.
A Prevdata conseguiu recuperar parte dos resultados não alcançados em 2021 e 2022, aproveitando o bom momento da conjuntura macroeconômica e adotando estratégias proativas de realocação de recursos em busca de maiores rentabilidades. Esforços que surtiram efeitos, com as rentabilidades dos investimentos dos Planos PRV e CV superiores às metas atuariais estabelecidas para o ano, ficando também acima do desempenho da mediana dos planos de amostra das Entidades de Previdência Complementar (EFPC), especialmente no Plano CV.
Em paralelo, o trabalho do Conselho Deliberativo também concentrou-se no andamento da atualização do Estatuto Social e do Regulamento do Plano CV - Prevdata II e em outras tarefas, das quais destacamos: o monitoramento de Riscos e Controles; a validação do Mapa Estratégico e da Cadeia de Valor, elementos importantes do Planejamento Estratégico da entidade; a redução da taxa de juros e a criação da modalidade pré-fixada de empréstimo; e as diretrizes relacionadas ao Resgate Parcial dos recursos do Plano CV.
Com o compromisso de zelar pelo patrimônio dos participantes e garantir a sustentabilidade da Prevdata no longo prazo, o Conselho Deliberativo segue princípios rígidos de gestão, com foco na segurança e na rentabilidade dos investimentos. Assim, encerramos o exercício de 2023 com satisfação, gratos à Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal pelo trabalho em conjunto, e à equipe técnica da entidade pelo profissionalismo e dedicação.
Conselho Deliberativo
MENSAGEM DO CONSELHO FISCAL
Em um cenário mais favorável, ainda que desafiador, como já destacado pelo Conselho Deliberativo, o trabalho do Conselho Fiscal ao longo de 2023 permaneceu com o devido rigor à fiscalização dos controles internos da Prevdata.
No exercício de 2023, ressaltamos avanços significativos no fortalecimento do compliance da entidade, em processo contínuo, mês a mês, respeitando as normas e regulamentações, demonstrando o compromisso com a ética em todas as operações. Nossa atuação também se concentrou na análise dos relatórios de investimentos, dos balancetes contábeis e das demonstrações atuariais dos Planos PRV, CV e analises financeiras e contábeis do plano administrativo, dentre outros documentos e relatórios referentes à gestão da entidade.
Para o próximo ano, o Conselho Fiscal se manterá vigilante e comprometido com a transparência, a ética e a responsabilidade na gestão da Prevdata. Diante da natural e persistente volatilidade dos mercados e incertezas na economia global, vamos intensificar o acompanhamento da análise de riscos, monitorando os controles internos com tenacidade para mitigar potenciais impactos negativos da administração do patrimônio de todos os participantes e assistidos. Nesse sentido, acreditamos que a nossa entidade continuará a trilhar um caminho sólido e sustentável.
Conselho Fiscal
MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA
O ano de 2023 foi caracterizado por mudanças políticas e econômicas em nível global, que mantiveram a volatilidade do mercado financeiro, mas que, ainda assim, se traduziu em um período de recuperação no pós-pandemia. No Brasil, a performance da economia superou as expectativas, com crescimento do PIB acima do esperado, aumento de produtividade do trabalho, queda da carga tributária em relação ao PIB, melhorias das contas externas e queda da inflação. Nesse cenário, a Prevdata, promoveu ajustes nas estratégias de investimentos, conseguiu superar os desafios e alcançar resultados expressivos — tanto nos investimentos quanto em outras frentes inerentes às suas atividades — que marcaram os 45 anos da entidade, completados em 20 de dezembro.
A rentabilidade dos investimentos foi positiva, com performances que superaram as metas atuariais e ficaram também acima das medianas dos planos de amostra das Entidades de Previdência Complementar (EFPC): o Plano PRV Saldado acumulou um retorno de 12,32%, frente à meta de 8,83% e à mediana de 12,10%; enquanto o Plano CV - Prevdata II obteve resultado acumulado de 14,14%, superior à meta de 7,10% e à mediana de 12,06%. Foi o melhor resultado da Prevdata nos últimos 6 anos.
Ao longo do ano, a Prevdata promoveu avanços em sua gestão, permanecendo comprometida com o mais alto nível de compliance, atuando no fortalecimento da cultura de monitoramento constante e mitigação dos riscos, aos quais os planos da entidade estão submetidos. Em paralelo, continuou agindo no fomento da educação previdenciária e na aproximação com os participantes, promovendo palestras e campanhas educativas com temas que versaram sobre preparação para a aposentadoria, importância dos aportes e sua relação com a expectativa de benefício futuro, necessidade de atualização cadastral (principalmente dos beneficiários dos participantes no Plano CV), entre outros. Esforços que robusteceram a governança corporativa e culminaram em avanços na gestão da entidade.
Para 2024, aguardamos a aprovação das novas versões do Estatuto e do Regulamento do Plano CV — que completa 15 anos — pela PREVIC, cujas mudanças trarão mais flexibilidade e modernidade tanto para a administração como para os participantes. Ademais, seguiremos trabalhando para que a Prevdata continue a trilhar um caminho de crescimento e solidez, sempre com o foco na construção de um futuro mais sólido para todos que confiam o seu patrimônio à entidade. Agradecemos essa confiança e reiteramos nosso compromisso com a transparência, a responsabilidade e a excelência na administração dos seus recursos.
Diretoria Executiva
DESTAQUES DO ANO
Presença no evento da Abrapp em homenagem ao Dia do Aposentado
Promovida pelo sistema Abrapp, a tradicional solenidade em homenagem ao Dia do Aposentado aconteceu em janeiro e teve transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube, através do canal da Associação. Com o tema “Viver Mais ou Viver Melhor?”, o evento reforçou a importância de celebrar a vida e cultivar memórias. A programação foi encerrada com homenagens aos representantes de diversas entidades associadas à Abrapp, incluindo um da Prevdata, que, em 2023, foi Eli Pereira de Souza, de Minas Gerais.
Quem Ama, Protege: campanha de atualização cadastral de beneficiários é modernizada
Ao longo do ano, a Prevdata reforçou a importância da manutenção dos dados atualizados de participantes e seus beneficiários no cadastro da entidade. O processo foi facilitado, passando a ser realizado direto pela Área do Participante no site www.prevdata.org.br. Como incentivo, uma Alexa foi sorteada entre os mais de 400 participantes que realizaram o procedimento no prazo sugerido. Marco Luiz Dumit de Oliveira, participante ativo do Plano CV – Prevdata II e do Plano PRV Saldado, foi o contemplado.
Desocupação de imóvel reduz custo administrativo
O trabalho híbrido, entre outros efeitos, contribuiu com a redução do custo com a administração da entidade, pois proporcionou a desocupação do 12º andar da sede da Prevdata, na Av. Rio Branco, 108 – Centro – RJ, ficando apenas o 13º para as atividades realizadas presencialmente.A decisão proporcionou considerável redução no custo administrativo, desobrigando a entidade de pagar aluguel e outras despesas, o que resultará na desoneração do PGA em, aproximadamente, R$ 232 mil ao ano.
Novo Presidente Executivo da Prevdata
Álvaro Luis Pereira Botelho foi escolhido como o novo Presidente Executivo da Prevdata após processo seletivo promovido pelo Conselho Deliberativo, realizado entre abril e maio. “Tenho uma história longa com a Prevdata, que começou em 2005, quando participei do Conselho Fiscal da patrocinadora Dataprev e tomei conhecimento da situação da entidade. De lá para cá, acompanhei de perto o esforço de muitos profissionais da entidade em conseguir uma evolução satisfatória, resultando na negociação do saldamento do Plano PRV e na criação do Plano CV”, declarou Álvaro. “Em 2009, me tornei participante do Plano CV e depois atuei no Comitê de Investimentos e no Conselho Fiscal em diferentes mandatos. Essa trajetória culminou na minha participação no processo seletivo realizado pelo Conselho Deliberativo para a escolha do novo presidente executivo, no mês de maio”, lembrou.
Live Prestação de Contas 2022
Pelo quarto ano seguido, a Prevdata apresentou seus resultados, prestando contas aos participantes e assistidos das realizações do ano anterior, em um encontro virtual, em junho. Com base nos dados publicados no Relatório Anual de Informações (RAI), o evento explicou a situação conjuntural vivida em 2022, que se traduziu no resultado dos investimentos. Os principais destaques da apresentação foram o reforço da parceria estratégica entre a Prevdata e a Dataprev e a interação dos participantes com a equipe técnica da entidade, que esclareceu diversas dúvidas.
Educação previdenciária é reforçada com palestras aos empregados da Dataprev
Em agosto, a Prevdata realizou palestra on-line “Planejando o Futuro: Meus Planos da Prevdata”, a convite da área de Qualidade de Vida da Dataprev, para os empregados da Patrocinadora, a fim de explicar os benefícios e características dos Planos PRV Saldado e CV - Prevdata II, como acompanhar o investimento para que o benefício futuro esteja de acordo com as expectativas e como conferir o efeito do tempo e da taxa de juros na poupança previdenciária.
Ainda em agosto, houve outra palestra on-line — “Construindo o Amanhã - Planejamento Previdenciário em Foco” — com o educador financeiro Daniel Pereira da Silva, atuário e especialista em previdência privada. O evento teve como objetivo reforçar a importância do planejamento a longo prazo para a construção de um futuro mais sólido, despertando insights valiosos sobre o investimento estratégico em um plano de previdência. A transmissão foi pelo Teams e aberta aos empregados da Dataprev.
Além disso, ao longo do ano, a Prevdata realizou palestras para esclarecer dúvidas e ajudar os interessados em aderir ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI) da Dataprev a analisarem bem a decisão a ser tomada sobre seu(s) plano(s) de benefícios. Nelas, foi reforçado que os Planos PRV Saldado e CV – Prevdata II possuem benefícios e contribuições diferentes e, caso o empregado seja participante dos dois, é necessário pensar neles separadamente e tomar uma decisão para cada.
Cursos de educação financeira e previdenciária disponibilizados na Área do Participante
Em setembro, a Prevdata lançou uma nova página dentro da Área do Participante em seu site para disponibilizar cursos voltados à educação financeira e previdenciária, com o objetivo de estimular ainda mais a descoberta de novos hábitos e estratégias para otimizar as finanças de participantes e assistidos, sendo uma forma de ampliar sua visão sobre investimentos, finanças pessoais e economia.
Prevdata supera o patamar de R$ 2 bilhões em patrimônio
A Prevdata superou R$ 2 bilhões em patrimônio consolidado em junho, influenciado pela melhoria dos resultados obtidos no primeiro semestre de 2023. O alcance desse nível patrimonial foi ainda mais significativo ao considerar-se que o Plano PRV Saldado, por ser um plano maduro e saldado, está em fase de maior desencaixe de recursos.
Prevdata apresenta risco baixo para a prática de crimes de lavagem/ocultação de bens, direitos e valores
Em novembro, a Prevdata concluiu processo de consultoria especializada de Avaliação Interna do Risco de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo e o Relatório de Efetividade, com resultados bastante satisfatórios. As avaliações foram baseadas na Resolução Previc nº 23, de 14 de agosto de 2023, que dispõe sobre a adoção de procedimentos e controles para prevenir a utilização do regime de previdência complementar fechada para a prática dos crimes de “lavagem” ou de ocultação de bens, direitos e valores, e de financiamento do terrorismo.
Empréstimo mais barato e com maior limite de crédito
O Conselho Deliberativo da Prevdata aprovou, a partir de estudos atuariais, mudanças nos empréstimos oferecidos pela entidade. Dentre elas: a ampliação do limite de crédito — não havendo mais a limitação de até R$ 150 mil, dependendo da margem consignável e da reserva; a repactuação de saldo foi facilitada — dependendo de menor amortização do saldo anterior para renovar; o empréstimo ficou mais barato para os participantes devido à redução do Fundo de Liquidação e houve importante redução das taxas de juros mensais cobrados, além da criação de taxa pré-fixada.
Dataprev e Prevdata celebram 49 e 45 anos, respectivamente
Ao promover soluções tecnológicas que simplificam processos, aumentam a transparência e aprimoram a qualidade dos serviços oferecidos à população, há quase cinco décadas, a Dataprev tem sido uma peça-chave na construção de um Estado mais ágil e conectado, alinhado com as demandas crescentes de uma sociedade em constante evolução. Já a Prevdata segue zelando pelo conforto financeiro de quase 12 mil vidas e hoje figura entre os 100 maiores fundos de pensão do país em volume de investimentos.
Retorno positivo, acima das metas, marca a performance dos investimentos
No fim do ano, o resultado acumulado dos investimentos dos Planos PRV Saldado e CV – Prevdata II foi positivo: 12,32% e 14,14%, respectivamente. Os retornos superaram as respectivas metas atuariais (8,83% no PRV e 7,10%no CV) e ficaram acima das medianas dos planos de amostra das Entidades de Previdência Complementar (EFPC), especialmente no Plano CV.